sábado, 24 de julho de 2010

Backup tags de nomes do Picasa

O Picasa realmente oferece recursos incríveis, enquanto ele adicionava tags de nome as minhas fotos a operação não foi tão automática, para muitas fotos ele preciso da minha confirmação ou retificação. Depois de 1h trabalhando junto com ele pensei: "Se quando eu formatar o PC perder estes dados de nada adianta!!".. então fui catar as opções de backup do bicho!

Ele oferece backup de fotos para o album online, mas não é o que eu preciso, pois só envio pra lé algumas fotos e geralmente aceito a recomendação de upar as fotos em resolução menor, portanto o backup não sei completo! Depois de muitas pesquisa na net descobri com fazer backup apenas do banco de dados, copiando as seguuintes pastas:

  • C:\Documents and Settings\usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Google\Picasa2
  • C:\Documents and Settings\usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Google\Picasa2Albums

Depois da formatação, basta instalar o picasa e realocar estas duas pastas, claro que as fotos precisam estar no mesmo lugar de antes, pois ele não é advinho e este backup é apenas do banco de dados, se as fotos, e onde tem o endereçamentos dos arquvos no HD.

Ele também oferece de fazer o backup junto comas fotos, que vai ficar enorme, mas eu não preciso pois meus dados nunca estão no mesmo disco do sistema operacional (SO), o que é recomendável para formatações rápidas, práticas e tranquilas!

Básico: Nunca deixe seus documentos na unidade C:, mude inclusive o destino da pasta Mydocs, e ainda assim faça backups regulares dos seus dados.

4 comentários:

  1. Ola, enfim alguém desvendou o mistério. Tenho mais de 10.000 fotos, todas com os nomes das pessoas. Realmente eu estava preocupado, hoje troquei o HD do meu note, seguindo a su dica, deu tudo certo.
    OBS.: Para o vista é
    C:\Users\Bernardo\AppData\Local\Google\Picasa2
    C:\Users\Bernardo\AppData\Local\Google\Picasa2Albums

    Valeu.
    Bernardo Effting

    ResponderExcluir
  2. Muito, funcionou certinho no Vista, bastou mostrar os arquivos ocultos

    ResponderExcluir
  3. Cara, esta sua dica é importantíssima. Muito obrigado!

    ResponderExcluir