- Mesmo que use vários computadores, concentre seus arquivos em apenas 1 computador;
- Pequenas empresas ou escritórios domésticos devem concentrar os arquivos em único PC, denominado servidor, e os usuários usarão os arquivos pela rede, isto facilitará cuidar dos arquivos e possibilitará as outras máquinas rápida formatação e manutenção.
- Acompanhe qual o peso total de seus arquivos em bytes, kbytes ou Megabytes, vai orientar o tipo de backup que você precisa.
- Separe arquivos pesados de leves, importantes de irrelevantes, de uso constante ou corrente de arquivos preservados (arquivo-morto). Isto facilitará o backup, com certeza a prioridade será para os arquivos importantes, de uso constante e leves.
- Backup em DVD, de 4,5Gb em 4,5Gb.
- Backup para outro HD, quanto mais distante do primeiro mais seguro, pois em caso de acidente ou furto as chances de acontecer com os dois será menor.
- Backup para um HD móvel, que você pode levar para outro espaço físico, hoje em dia há opções de 500Gb por menos de R$ 300,00!
- Backup online, além de seguro permite acesso aos seus arquivos de qualquer lugar que tenha internet, se você apenas planilhas, tetxos e imagens e o total do backup não ultrapassa 50Gb é o ideal, dentro deste limite existem opções gratuitas.
Enfim, as possibilidades estão aí, só não fique sem backup.