segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Viagem a Mostarda/RS em 01/2010

100_0773

+ fotos em http://picasaweb.google.com.br/paulofaber/ViagemAMostardaRS?feat=directlink

O fim de semana ao Balneário Mostardense foi divertido, incialmente eu e a Viviane pretendíamos ir para Bojuru, olhei umas fotos no Google Earth que me pareceram interessantes, mas chegando lá achamos melhor ir mais adiante!

100_0378

Queríamos aproveitar o feriadão num lugar diferente, mas no raio de alcance da nossa Moto FAN 125 e de um orçamento, digamos, limitado! Minhas preferências ainda recaem na praia de São Lourenço e na Paria do Mar Grosso em São José do Norte, também gostamos da Paria do Laranjal , mas pra quem mora aqui é como acampar no quintal de casa, e o Cassino tem seus adeptos, mas com certeza eu não sou um deles!

Continuo dando algumas mancadas como motoqueiro, só quando pego a faixa lembro que devia ter pego um pano para limpar a viseira, ter colocado calças e mangas compridas para proteger de insetos e do sol… moto + estrada = frio, mesmo no verão! Fizemos a rota normal, atravessamos a Balsa e chegamos a São José do Norte, nunca tinha passado deste ponto, então a partir d foi quando começou a ficar interessante. No caminho arrumamos um companheiro, Ângelo Malaquias, andar em dupla sempre é mais aconselhável e pretendíamos um caminho semelhante. A RS-101 realmente está uma beleza, asfaltadinha, diferente das fotos antigas que ainda estão no Earth, que lhe titulavam ‘Estrada do Inferno” no passado.
100_0772

No caminho a paisagem é constante, plantações de Cebola de uma lado e Pinos do outro, a faixa é confortável mas os lugares interessantes se escondem nas estradas de 6 a 12km à direita, lagoa, ou à esquerda, mar. A chegada em Bojuru só foi boa pelo encontro de um posto de gasolina, que nosso amigo Ângelo precisava muito, o frentista do posto não nos incentivou a ir até o balneário, disse que não havia nada lá e a condição da estrada era notavelmente ruim, o que não mudaria nas outras estradas, tomadas por areia de Dunas, mas em Mostarda valeu a pena. Mas enfim, decidimos ir até a próxima cidade, Tavares. 100_0796 Nosso amigo pretendia seguir mais a frente, pois tinha grandes chances de abrigo se chega-se ao Farol da Solidão, que estaria mais a frente, ainda assim entrou com nós em Tavares e seguimos até a Lagoa, 10 km de uma estrada ruim e chegando lá descobrimos que não havia camping e o único bar havia fechado neste verão, sem energia elétrica e um comércio perto não tinha como acampar pois estava com a Viviane e não tínhamos levado material para tal, o Ângelo seguiu em frente, mas nós resolvemos ficar ali por algumas horas e aproveitar a lagoa. 100_0279.0101 Olhar o sol se pôr na Lagoa dos Patos parecia interessante, já que estávamos acostumados a estar do outro lado, em Pelotas, onde o sol nasce na Lagoa, porém a estrada era difícil de dia e de noite seria pior, tratamos logo de picar a mula e seguir mais 20km até Mostarda. Chegando em nosso destino ficamos faceiros por encontrar uma estrutura amis completa, resolvemos inclusive ficar a primeira noite na cidade e seguir pela manhã até o balneário, pois estávamos muito cansados a esta altura.

100_0283

Pela manhã seguimos até o balneário e logo na chegada tivemos a surpresa de reencontrar o Ângelo, o cansaço o obrigou a parar aquela noite, pois descobrirá que o farol que procurava era 70km mais a frente seguindo pela beira da praia, ele estavam zarpando enquanto nós estávamos chegando, desta vez para ficar o final de semana. Os preços de hospedagem no balneário são melhores que os da cidade, conseguimos um aparamento térreo com fogão e geladeira por R$ 20 por pessoa, 400m da praia.

100_0284

100_0327

100_0345

Praia

Mercado

Rede

Estacionamos a moto e curtimos o dia na praia, o balneário é bem estruturado, tem vigilância da brigada, bares, lancherias, mercados, etc.. Com certeza foi cansativo, quisera ter mais 1 semana para aproveitar melhor o lugar, o ideal é ir para lá fixar-se num ponto e fazer excursões aos arredores, zonas protegidas, faróis, vários lugares interessantes. Um porém, muita duna, com certeza minha moto não era apropriada, precisaria no mínimo colocar umas rodas especiais para este tipo de terreno, tive que segurar no braço, mas eu curti bastante!

Anotações:

Hotel Parque da Lagoa
Av. 11 de abril, 191 – Centro
Tavares/RS
(51) 9989-5250/ (51) 3674-1333
www.hotelparquedalagoa.com.br
hoteltavares@yahoo.com.br

Pousada Avenida – Mitieli
(51) 9666-5113/ 9988-3244
Balneário Mostardense – Mostarda/RS
leotondim@gmail.com
Obs: Nossa preferência, têm fogão e geladeira nos apartamentos, considerando que há mercados próximos, possibilita uma boa economia.

Estrela do Mar – Hotel e Restaurante
(51) 3673-1204
Balneário Mostardense – Mostarda/RS

Se for de Ônibus verifique:
1) Valor da passagem até Mostarda/RS
2) Valo da passagem de Mostarda até o Balneário (R$ 2,50 aprox..)
Quando fomos haviam quatro viagens de ônibus entre às 8h e às 20hs, sendo que sexta, sábados, domingos e feriados havia uma linha extra às 23hs.
+ info no (51) 3673-1204

Mapa-1-Mostarda-RS